Dia Mundial do Backup

UB CLOUD MANAGED HOST

Dia Mundial do Backup: como incorporar melhores práticas para backups de dados no DNA da sua organização

UB Cloud

31 de março é o Dia Mundial do Backup! O quê? Nunca ouviu falar do Dia Mundial do Backup? Embora não seja tão famoso quanto o Dia da Árvore (29 de abril) ou tão divertido quanto o Dia Nacional do Sorvete (17 de julho), o Dia Mundial do Backup talvez seja a data mais importante a ser observada todos os anos.

Eis algumas curiosidades sobre por que é tão importante fazer o backup dos seus dados. Você sabia que:

    21% das pessoas nunca fizeram um backup.

    29% dos casos de perda de dados são causados por acidente.

    30% de todos os computadores já estão infectados por malware.

Para uma pessoa comum, perder fotos, mídias e arquivos de trabalho pode ser doloroso. Mas, para uma empresa, perder os dados ou o acesso a eles pode ser devastador.

Os discos rígidos dos data centers falham. É um fato da vida. Se você tiver sorte, eles podem durar de 3 a 4 anos. Um relatório divulgado pela empresa de backups on-line Backblaze constatou que 90% dos discos rígidos deles sobreviveram por 3 anos, e 80%, por quatro anos. Também houve 5% de falhas no primeiro ano.

Mas isso considera apenas as falhas do uso normal. Vivemos em um mundo sujeito a desastres naturais, erros de usuários, vírus e ransomware. Portanto, a abordagem mais segura é tratar a perda de dados como uma questão de "quando", e não de "se".

Na Ubcloud, levamos os dados a sério. Eles são, de fato, a força vital de qualquer organização. Ajudam a acelerar a inovação, a melhorar a experiência do cliente e a gerar novos fluxos de receita. E devem ser protegidos.

Portanto, hoje, no Dia Mundial do Backup, gostaríamos de compartilhar uma pequena cartilha para ajudar você a se familiarizar com os termos e as práticas recomendadas de backup de dados. Leia tudo, compartilhe e, o mais importante, faça backup do seus dados!

Conheça seus dados

Primeiro, vejamos como fazer a triagem dos dados, antes de entrarmos nas minúcias de como fazer o backup. Embora todos os dados sejam essenciais, nem todos são iguais. Entenda bem a hierarquia dos dados (essenciais/necessários/raramente acessados/etc.) para definir as devidas frequências de backup e políticas de retenção. Isso reduzirá drasticamente o tempo necessário para restaurar as coisas e voltar à ativa após um incidente.

Tipos de backup de dados

   Backup completo O backup completo, como o nome indica, copia todos os dados selecionados para backup. Por ser abrangente, levará mais tempo para ser executado, mas capturará todos os dados no momento da operação, independentemente da última vez em que um backup tiver sido executado.

   Backup diferencial O backup diferencial captura todos os dados novos desde o último backup completo. À medida que mais backups diferenciais forem executados, eles ficarão cada vez maiores, mas nunca excederão o tamanho do backup completo. Na era atual dos backups modernos, os backups diferenciais são vistos como ineficientes para sistemas de arquivos. Foram muito úteis no passado, fazendo com que as restaurações exigissem menos trocas de mídia removível. Hoje, ainda são usados para backup em vários banco de dados.

   Backup incremental Um backup incremental captura todos os dados novos desde o último backup. No passado, os backups incrementais eram os que mais exigiam trocas de mídia removível durante as restaurações, mas esse problema está praticamente eliminado atualmente. Nas soluções modernas, os backups "incrementais infinitos" rastreiam as alterações nos dados ao longo do tempo e permitem que os dados que não estejam mais presentes no sistema sejam expirados sem a necessidade de executar um novo backup completo de referência.

Implementando uma estratégia de backup

   A replicação não é suficiente: embora fazer o backup de tudo, sempre, possa parecer uma ideia promissora no papel, nosso guru de dados, Adam White (na verdade, arquiteto sênior de armazenamento), explica que isso geralmente é muito lento, muito volumoso e muito disruptivo para atender a todas as suas necessidades de backup. "Quando se trata de restaurar dados perdidos, geralmente com urgência, lidar com terabytes de dados de uma só vez pode não ser o melhor método", diz White. "Em vez disso, muitas vezes você quer restaurar os arquivos de maior uso, essenciais para os negócios, para que os funcionários voltem logo a acessá-los, enquanto você restaura os itens menos usados em segundo plano."

   RAID não é backup: o RAID é um aspecto do sistema de armazenamento, não uma forma de backup. Mesmo com os métodos avançados de disponibilidade de dados, tais como a codificação de apagamento, a disponibilidade operacional do sistema de armazenamento e os backups são duas coisas muito diferentes.

   Estratégia de backup 3-2-1: embora não exista uma definição definitiva para essa estratégia, um conceito muito comum é manter três cópias dos dados em dois tipos de mídia diferentes, com pelo menos uma cópia armazenada externamente. "Algumas pessoas vão considerar a cópia ativa principal dos dados como uma das três cópias, deixando a você a necessidade de duas cópias de backup", explica White. "O tipo de mídia da estratégia é um aspecto não muito claro nos dias modernos. Embora a fita ainda seja uma solução viável para determinados ambientes e dados, a maioria dos backups atuais geralmente é feita em disco."


Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /home/pp3ubcloud/public_html/s-noticias.php on line 2

Notícias