Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

5 REGRAS DE PRÁTICAS DE NUVEM

Blog Single

A migração para a nuvem não é motivo de debate há muito tempo. As empresas que direcionam para o sucesso e criam estratégias de longo prazo perderão usando métodos de armazenamento no local. O hardware impede que as empresas implementem inovações e permaneçam competitivas. Além disso, tal método não é econômico e requer membros excessivos da equipe. Em suma, é o oposto de conveniência.

Em contraste, o armazenamento em nuvem tem muitos benefícios:

   TCOs reduzidos;

   Um aumento fácil no armazenamento;

   Alto nível de segurança;

   Acesso a recursos que requerem autenticação;

   Custo-benefício.

Podem ocorrer algumas dificuldades durante o processo. Preparamos uma lista com 5 dicas que podem ajudar sua empresa a passar por esse processo com tranquilidade.

1. Defina claramente seus objetivos

Não adianta fazer algo sem manter um objetivo na cabeça. Também está relacionado à migração para a nuvem. Antes de resolver os problemas técnicos, pense em como você deseja se beneficiar da alteração do ambiente de manutenção. Por exemplo, considere estas qualidades:

   Utilização da CPU

   Capacidade de memória

   O tempo de carregamento da página

   Taxa de conversão

   Disponibilidade

2. Intervalo do pedido do seu aplicativo para migração

A infraestrutura de negócios consiste em vários aplicativos que você deve priorizar antes da migração. Ordene-os considerando tais características:

ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) é a primeira característica a ser levada em consideração. Se a manutenção do aplicativo ficar mais barata na nuvem e o serviço de nuvem aumentar seu desempenho, coloque-o no topo da sua lista. Além disso, se houver atualizações de hardware planejadas, considere uma migração.

O risco

Outros aplicativos que devem ser movidos primeiro são os de baixo risco para eliminar aplicativos vitais do desastre. Para estimar o risco, responda às seguintes perguntas:

    O aplicativo é crucial para o negócio?

    Existe alguma integração com outros aplicativos?

    Qual é a quantidade de usuários neste aplicativo?

    Quais são os SLAs para o aplicativo?

    Quais regulamentos específicos o aplicativo deve atender?

    Como o aplicativo reage a violações e qual é o tempo de inatividade?

Dificuldade de migração

A dificuldade da migração depende de quais transformações devem ser realizadas e quantas. O aplicativo que não requer nenhuma alteração deve ser migrado primeiro. Se o provedor de nuvem exigir algumas reconfigurações, calcule quanto dinheiro e tempo você precisará gastar com elas. Além disso, procure por serviços em nuvem onde não seja obrigatório fazer reconfigurações de carga de trabalho. Quanto mais fácil for a migração, maior será o custo e a economia de tempo.

Personalização de aplicativos

O aplicativo que possui recursos personalizados pode exigir o maior esforço. A empresa deve migrá-lo em último lugar. Para avaliar as dificuldades de mover o aplicativo, responda o seguinte:

    Existem especialistas que podem ajudar na migração deste produto?

    O aplicativo está integrado a outros produtos da infraestrutura?

    Quais são as demandas de armazenamento de hardware do aplicativo?

    A empresa é capaz de reconstruir o aplicativo para uma migração bem-sucedida?

3. Desenvolva o Plano Detalhado de Migração

Depois de ter variado os aplicativos e definido seus objetivos, é hora de desenvolver um plano. É crucial decidir em qual sequência seus aplicativos serão transferidos.

Além disso, você precisa provar que o destino da nuvem é confiável e adequado para a arquitetura. Verifique:

    A elasticidade da nuvem atende às suas regras.

    O provedor de nuvem tem um clima favorável para seus SLAs.

    Sua infraestrutura está totalmente em conformidade com os regulamentos de serviço em nuvem.

    A disponibilidade de dispositivos redundantes.

4. Explore os serviços do provedor de nuvem

Quando seus aplicativos estiverem preparados para a migração, é útil obter ajuda durante o processo. Algumas dificuldades podem ocorrer, como a necessidade de rearquitetar a tecnologia desatualizada ou lidar com relações complicadas entre os aplicativos. Para economizar tempo e facilitar o processo, adquira os assistentes de um provedor de nuvem, recorra a um terceiro ou use seus especialistas contratados.

5. Inicie o processo de migração

O sucesso da migração depende do planejamento escrupuloso que você fez. Mais uma prática de migração útil é executar um teste mostrando a qualidade da funcionalidade e sua suavidade.

Algumas das dicas são:

    Os mecanismos de tempo de vida (TTL) devem ser limitados em domínios que serão transferidos para o novo ambiente.

    Aplicativos cruciais para continuidade devem ser protegidos contra longos períodos de inatividade. Replique esses dados e envie aplicativos menos importantes para o “modo de manutenção”.

Como você pode ver, existem vários obstáculos e truques na migração para a nuvem. Por isso, tire suas dúvidas com nosso time de especialistas.

Notícias