Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Blog Single

Das maiores à menores empresas, as práticas sustentáveis e a gestão ambiental são essenciais para uma estratégia de negócios bem-sucedida. Uma vez vista como uma vantagem competitiva com visão de futuro, a sustentabilidade evoluiu para uma necessidade na economia global e uma consideração fundamental para as empresas.

Como o uso global da Internet é responsável por 3,7% de todas as emissões gases, as empresas estão procurando soluções com economia de energia que não afetem o desempenho ou a escalabilidade. Uma pesquisa recente descobriu que 80% das empresas consideram fortemente os impactos ambientais ao escolher provedores de internet. À medida que as empresas se esforçam para se tornarem mais sustentáveis, elas estão cada vez mais recorrendo à nuvem para reduzir seu impacto ambiental. A computação em nuvem não é apenas mais flexível e escalável do que os modelos tradicionais baseados em servidor, mas também requer menos energia para operar . Como resultado, as empresas podem reduzir significativamente a emissão de carbono movendo seus dados para a nuvem.

A Regra 80/20

Na Data Cloud Conference em Estocolmo, há alguns anos, Derek Webster, CEO e fundador da Andget Limited, brincou para uma plateia lotada que “80% dos dados corporativos poderiam ser armazenados na lua”. Este foi um comentário engraçado, mas também um ponto astuto. No passado, os dados precisavam ser armazenados localmente para evitar afetar a qualidade do atendimento ao cliente. Alguns aplicativos ainda precisam de latência ultrabaixa e devem estar próximos aos recursos do servidor.

Isso inclui aplicações nos setores bancário e financeiro. No entanto, a maioria dos aplicativos pode ser armazenada longe dos servidores locais sem afetar o desempenho. Por meio da computação em nuvem, as empresas podem armazenar seus aplicativos em data centers que não sofrem com os limites de energia e espaço das principais áreas metropolitanas. Os data centers localizados em cidades com acesso a fontes de energia renováveis são a melhor opção para empresas que buscam atingir suas metas de sustentabilidade.

Saindo da sala do servidor para a nuvem

Nos últimos anos, as empresas mudaram sua infraestrutura de servidor para a nuvem. No entanto, essa mudança apresentou muitos desafios. Um desafio tem sido garantir que os servidores possam atender às demandas de processamento da nuvem. Como resultado, muitas empresas estão investindo em nova infraestrutura de servidores. Essa tendência provavelmente continuará nos próximos anos à medida que a nuvem evoluir.

Agora é possível construir redes com uma arquitetura distribuída. Isso significa que o tráfego pode ser roteado localmente, reduzindo a latência e melhorando o desempenho. No final, essa nova maneira de construir redes é mais ecológica, usando recursos locais em vez de ter que viajar pela Internet mais ampla.

Além disso, a automação de rede, impulsionada por algoritmos inteligentes, pode ajudar a prever novos serviços em tempo real e reduzir o tempo de resposta para problemas de desempenho. Inicialmente, a automação melhora a eficiência operacional e a velocidade de desempenho. A longo prazo, a tecnologia automatizada resulta em prazos mais curtos para novos equipamentos. Quanto mais você automatizar sua rede, melhor será o desempenho de seus aplicativos. À medida que seus aplicativos têm melhor desempenho, eles usam menos recursos e diminuem a emissão de carbono da sua rede

O mundo está levando as operadoras de telecomunicações a uma rede aberta e ecológica por meio de iniciativas ópticas e IP abertas.

Como os provedores corporativos precisam de mais flexibilidade e menos dependência de um único fornecedor, os provedores de serviços estão sendo direcionados para um modelo de ecossistema aberto.


Notícias