Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

KUBERNETES COM O PROMETHEUS

Blog Single

O monitoramento do Kubernetes é o processo de coleta de métricas dos clusters do Kubernetes que você opera para identificar eventos críticos e garantir que todos os hardwares, softwares e aplicativos estejam operando conforme o esperado. O monitoramento é essencial para fornecer informações sobre a integridade do cluster, o consumo de recursos e o desempenho da carga de trabalho. Com o monitoramento correto, os erros que ocorrem em qualquer camada, podem ser identificados e corrigidos rapidamente.

Existem muitas ferramentas de monitoramento do Kubernetes, incluindo ferramentas de código aberto como Prometheus e ELK Stack bem como ferramentas comerciais, incluindo Datadog, Cloudwatch e New Relic. Das ferramentas de monitoramento de código aberto do Kubernetes, o Prometheus está entre as mais populares e amplamente utilizadas

O que é Prometeu?

O Prometheus é uma ferramenta de monitoramento e alerta de eventos de código aberto que foi originalmente desenvolvida no SoundCloud a partir de 2012, inspirada na ferramenta Borgmon usada no Google. O Prometheus é um projeto da Cloud Native Computing Foundation (CNCF) desde 2016; foi o segundo projeto hospedado depois do Kubernetes. Embora este artigo discuta o Prometheus no contexto do monitoramento do Kubernetes, ele pode atender a uma ampla variedade de necessidades de monitoramento.

O Prometheus coleta e armazena as métricas que você especifica como dados de série temporal. As métricas podem ser analisadas para entender o estado operacional de seu cluster e seus componentes. Um foco importante do Prometheus é a confiabilidade. Isso ajuda a garantir que o Prometheus permaneça acessível se outras coisas estiverem se comportando mal em seu ambiente. Cada servidor Prometheus é autônomo. Um banco de dados de série temporal local o torna independente do armazenamento remoto ou de outros serviços remotos. Isso o torna útil para identificar problemas rapidamente e receber feedback em tempo real sobre o desempenho do sistema para os clusters e aplicativos que estão sendo monitorados. O Prometheus também fornece um Pushgateway, que permite o monitoramento de trabalhos em lote e de curta duração. A biblioteca do cliente Prometheus oferece suporte ao código do aplicativo de instrumentação. Uma poderosa linguagem de consulta (PromQL) possibilita consultar facilmente o Prometheus e detalhar para entender o que está acontecendo. Embora o Prometheus ofereça uma interface do usuário da Web, ele é frequentemente usado em combinação com o Grafana para uma visualização mais flexível.

O Prometheus também oferece uma forma de integração com locais de armazenamento remotos por meio de uma API que permite escrever e ler métricas usando uma URL remota. Isso permite que você obtenha todos os seus dados em um só lugar, mas você precisará de ferramentas adicionais para aproveitar esses dados agregados.

Entre em contato com o time Ub Cloud e tire todas as suas dúvidas.

Notícias