Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

AS DIFERENÇAS ENTRE SAAS, PAAS E IAAS

Blog Single

Quando a “nuvem” foi introduzida no mundo da tecnologia, ela revolucionou tudo, para dizer o mínimo. Daquele dia até hoje, a nuvem tem sido usada em diversas aplicações e se tornou uma parte importante do mundo da TI.

Além disso, mais e mais empresas estão adotando ambientes de nuvem e se afastando de suas contrapartes locais. Mas, como em tudo, existem diferentes modelos de serviços em nuvem. É por isso que hoje veremos SaaS vs PaaS vs IaaS.

IaaS

IaaS significa Infraestrutura como Serviço e é um dos serviços de computação em nuvem mais populares. Por meio desses serviços, as organizações obtêm recursos, incluindo infraestrutura de rede, armazenamento sob demanda sem precisar comprá-los.

Portanto, podemos dizer que a Infraestrutura como Serviço é bastante escalável e oferece bastante flexibilidade aos negócios. O provedor de serviços IaaS é quem o gerencia e mantém todo o hardware, incluindo discos rígidos, armazenamento e ferramentas de virtualização. Além de oferecer flexibilidade incrível quando comparado a outros modelos de computação em nuvem

A infraestrutura como serviço permite a automação de várias implantações, incluindo servidores, armazenamento e rede.

Assim como outros serviços de computação em nuvem, ele permite que as empresas reduzam custos sem comprometer a qualidade dos serviços. E como os serviços são pagos conforme o uso, você pode facilmente aumentar ou diminuir a escala conforme suas necessidades de negócios.

Plataforma como serviço (PaaS)

A plataforma como serviço, mais popularmente conhecida como PaaS, é um dos serviços de mobilidade corporativa mais benéficos que as empresas de computação em nuvem oferecem.

Este serviço fornece plataformas aos clientes através de tecnologias de virtualização. Isso é especialmente útil para desenvolvedores ou empresas de desenvolvimento que podem usar os frameworks e diferentes ferramentas para desenvolver aplicativos e software.

O objetivo principal desse serviço de computação em nuvem é criar aplicativos SaaS.

O PaaS oferece um método bastante simples para redução de custos, pois é um método eficaz para desenvolvimento e implantação rápidos de novos aplicativos.

Os serviços fornecidos por meio de PaaS podem ser ajustados conforme as necessidades, o que o torna bastante escalável.

A plataforma como serviço, oferece fácil migração de métodos tradicionais para modelos de nuvem híbrida.

Uma das grandes vantagens é que o PaaS torna o processo de codificação muito mais fácil.

Software como serviço (SaaS)

Software-as-a-Service ou SaaS é mais uma versão diluída de PaaS. Ele oferece aplicativos totalmente baseados em nuvem e é o serviço de computação em nuvem mais comum do grupo. Esses serviços são de desenvolvimento web personalizados. Ele é totalmente hospedado remotamente e todos os aspectos são gerenciados por fornecedores terceirizados. Isso permite que uma empresa de desenvolvimento de CRM ou algum outro cliente aproveite os serviços

SaaS é a versão mais limitada dos serviços de computação em nuvem geralmente recomendado para empresas menores e startups. Sejam serviços personalizados de desenvolvimento de aplicativos móveis ou comércio eletrônico, o SaaS oferece os serviços mais rápidos e simples. No entanto, estes não permitem alta personalização.

Enquanto outros serviços de computação em nuvem, como IaaS e PaaS, exigem alguns arranjos no local, o SaaS é diferente desses nesse sentido.

As soluções SaaS são bastante escaláveis, pois podem ser ajustadas de acordo com as necessidades do cliente.

Ele permite integrações com outros aplicativos SaaS sem realmente precisar ou possuir software ou servidor.

O serviço certo para você ou sua empresa depende muito das necessidades e requisitos. A equipe Ub Cloud está pronta para tirar todas suas dúvidas!

Notícias